terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Greve na DGCI - Comunicados do STI

Devido ao advento de novo elemento ao agregado familiar tenho estado de licença de paternidade e um pouco afastado da actualidade dos assuntos na DGCI.

Hoje 23 dias após o nascimento do Júnior tive hipótese de dar uma vista de olhos aos email e à net, tomando conhecimento do agendamento de uma greve para dia 4 de Março.

Antecipadamente decidi que farei greve, já tinha aderido à greve de
13-03-2009 e actualmente mantêm-se todos os motivos.
Considero qu esta vem é com um ano de atraso, mas isso é outro assunto ( ou talves não…).

Interessado que sou por estas matérias, que me dizem respeito, foi ao site do STI ler os comunicados.

Entre muito do que li e com o qual concordo encontro um paragrafo que me envergonha e mais deveria envergonhar o STI,

“Os Trabalhadores dos Impostos matam-se a trabalhar para que os professores possam receber os seus vencimentos a horas, e enquanto os professores vão subir de posição de 3 em 3 anos, os Trabalhadores dos Impostos só subiriam em cerca de 7?”
Comunicado 5 do STI

Existe um ditado popular que diz a quem se abaixa a certo sitio lhe aparece.

Os professores ao contrário do STI e dos trabalhadores dos impostos não se baixaram e lutaram incessantemente, numa luta que deveria ser reconhecida por todos, tendo finalmente conseguindo ver reconhecidos alguns direitos.

Os professores quando confrontados com imposições de posições tiveram a coragem de não cair em chantagens e ir para a luta, não tiveram uma posturaNegrito de resignada de aceitar um SIADAP que “minimiza-se os danos”.

Que moral tem o STI para inferiorizar os professores, deviamos era para memória futura aprender todos com a sua forma de luta e a sua coragem.

“Primeiro, vieram buscar os comunistas, mas, como eu não era comunista, calei-me. Depois, vieram buscar os judeus, mas, como eu não era judeu, não protestei. Então, vieram buscar os sindicalistas, mas, como eu não era sindicalista, calei-me. Então, eles vieram buscar os católicos e, como eu era protestante, calei-me. Então, quando vieram buscar-me... Já não restava ninguém para protestar.”
Comunicado 6 do STI

Os professores lutaram quando vieram buscar os comunistas, onde estavam os trabalhadores do fisco...